11111 Criatividade empreendedora - Social Ex - Pesquisa, Consumo e Mercado

Criatividade empreendedora

A mistura de criatividade e pragmatismo que une a criação ao senso prático, esta união, somada a outros elementos como motivação, disciplina, capacidade de enxergar novas oportunidades é chamada de criatividade empreendedora.

Este tipo de criatividade é traduzida em ações de fins práticos, viabilizada pela sinergia motivacional, uma situação em que o sujeito criativo está fortemente motivado a fazer uma tarefa e tem a expectativa de que sua iniciativa será bem recompensada.

Ou seja, quando a pessoa criativa está animada para uma determinada atividade e tem a expectativa de que sua iniciativa será bem vista , existirá a sinergia motivacional, que é a condição para o fortalecimento da criatividade empreendedora.

Segundo a pesquisadora Teresa Amábile (apud, Academia Pearson, p.101, 2011) a definição desta prática é a seguinte: “criatividade empreendedora é a geração e implementação de ideias inéditas e apropriadas para estabelecer um novo empreendimento”.

É importante perceber que mesmo que a criatividade seja influenciada pela organização, conforme seus valores e meios de trabalho, o indivíduo tem um poder de atuação e influência neste mesmo ambiente, e assim, afeta os aspectos psicológicos do local de trabalho.

È importante que haja a interação entre indivíduos possuidores de conhecimento, criatividade e motivação e um ambiente que permita o florescimento e o amadurecimento das ideias, para que a inovação ocorra.

Procure no seu empreendimento manter o espaço para interação sempre aberto a todos, desta forma,  sua empresa pode tornar-se uma empresa com espírito inovador e criar alternativas que garantam a satisfação dos desejos dos seus clientes.

Por falar em clientes, que tal um conteúdo cheio de dicas para aumentar o volume de vendas do seu negócio? Vale a leitura.

Por Janaína L. Garcia.

Fale com a SocialEx.
Agende uma conversa e faça a escolha certa!

Sobre Janaína Garcia

Professora da Faculdade SENAC/DF e do Centro Universitário UNIEURO, filiada ao Conselho Regional de Relações Públicas/RS. É mestre em Comunicação pela UCB, especialista em Marketing pela PUCRS, formada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas pela PUCRS. Possui experiência com marketing e pesquisas opinião e mercado de dez anos. Pesquisadora da área de novas mídias e redes sociais.
This entry was posted in Social Ex and tagged , , , . Bookmark the permalink.