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O marketing na área da saúde: ramo farmacêutico

Em um ambiente cada vez mais concorrido, como a área farmacêutica, é preciso que as empresas comecem a pensar seu negócio com foco em satisfazer as necessidades e desejos dos seus clientes e mantê-los fidelizados.

O marketing de relacionamento é capaz de auxiliar a organização nesta empreitada. Segundo esta ótica, o consumidor satisfeito é aquele que retorna. Se ele se sentir único ou especial cada vez que contatar a empresa, será um parceiro por muito tempo.

É necessário que as empresas busquem sempre diferenciar-se dos concorrentes, principalmente quanto a qualidade do atendimento, e além de buscar novos fregueses, procure criar vínculos ou engajamento com os eles.  Afinal, existe uma máxima do marketing que diz: “é muito mais caro conquistar um novo cliente, do que manter um antigo”.

Existem diversas ferramentas para manter o relacionamento com a clientela. É necessário, primeiramente, conhecê-los, descobrir quais são suas características, dados básicos e hábitos de compra, pois através de informações como estas, é possível criar estratégias tanto de comunicação, como a criação de ofertas personalizadas conforme o desejo dos consumidores.

Muitas empresas do ramo farmacêutico já utilizam programas de fidelidade para premiar ou dar descontos especiais aos seus clientes frequentes. Mas também podemos realizar outras ações com foco nas características do nosso público-alvo.

Tipos de ações de marketing de relacionamento:

  • Criação de eventos especiais conforme o foco na farmácia, como por exemplo, o dia do cuidado com a pele, com promoções especiais de hidratantes e cremes de limpeza, buscando parcerias com fornecedores para oferecer aos clientes “degustação” dos produtos e  palestras ou bate-papos sobre o tema.
  • Campanhas preventivas e informativas sobre as doenças cujos remédios são mais vendidos na farmácia.
  • Utilização das redes sociais para manter contato frequente com os seguidores/clientes da organização. Oferecendo promoções exclusivas e comunicando-os sobre as novidades do ramo farmacêutico e promoções da farmácia.
  • As redes sociais podem ser usadas para criar engajamento com os consumidores, postando mensagens sobre coisas que lhes interesse: tal qual bem-estar, beleza, saúde e pode-se inclusive utilizar uma linguagem mais coloquial e até divertida.

É importante deixar claro que, para o consumidor aceitar criar um vínculo com a empresa, ele precisa ter informações interessantes a ele e conteúdos que tenham relevância. Uma vez o cliente esteja satisfeito, ele pode ser o principal divulgador do seu negócio.

Janaína Leonardo Garcia

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Sobre Janaína Garcia

Professora da Faculdade SENAC/DF e do Centro Universitário UNIEURO, filiada ao Conselho Regional de Relações Públicas/RS. É mestre em Comunicação pela UCB, especialista em Marketing pela PUCRS, formada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas pela PUCRS. Possui experiência com marketing e pesquisas opinião e mercado de dez anos. Pesquisadora da área de novas mídias e redes sociais.
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