11111 Por que Cruella é um sucesso de Co-Branding? - Social Ex
Cruella Havaianas
Verificado Sempre dê um passo adiante. Especialmente quando é para se encontrar. #DisneyxHavaianas #Cruella

Por que Cruella é um sucesso de Co-Branding?

Cruella nos permite uma interessante viagem ao universo do lançamento de marcas inovadoras, disruptivas e vem gerando interesse do mercado em Co-Branding.
Filme Cruella 2021
O filme Cruella, lançado em junho (2021) pela Disney é uma produção extremamente conectada à moda, afinal a personagem Estella, que mais tarde torna-se a famosa  Cruella Devil, mostra-se uma jovem estilista de vanguarda, criativa e rebelde.

O entretenimento nos traz oportunidade de analisar o mundo dos negócios e a mercadologia de forma atraente e conectada. Muitas vezes podem ser diferentes daquilo que vivemos na rotina empreendedora brasileira, hoje falaremos de Co-Branding.

A personagem, acaba por construir uma marca forte, com designs ousados, arrojados, com uma pegada punk rock, causando enorme impacto social. Com suas aparições surpreendentes e fica famosa rapidamente em uma época onde nem havia redes sociais.

A construção da marca Cruella Devil é um aspecto bastante interessante da obra, uma vez que, como muitos empreendedores, a personagem não tem dinheiro para investimento na divulgação de suas criações, utilizando-se de estratégias de alto impacto social, usando da criatividade e muita ousadia.

Co-Branding na prática

Algumas das ações com baixo custo, criadas para lançamento dos seus designs de moda, são:  vitrines manifesto, show de rock com desfile no meio da rua, chegada impactante em eventos e até apresentação de looks em caminhões de lixo.

Mesmo a Cruella, sendo uma das vilãs mais conhecidas do cinema, ela vem angariando o interesse de muitas marcas. Todas querem conectar-se com os valores trabalhados pela personagem do filme. A marca MAC e Havaianas são dois exemplos de Collab com Disney-Cruella.

Cruella Havaianas
Reprodução – Instagram

A marca Havaianas criou um conceito “metade livre, a outra também” para  lançar sua nova coleção, co-branding com a Disney, montou um grande evento de lançamento dos novos modelos, usando uma vitrine da sua loja conceito, na badalada rua Oscar Freire, na Capital Paulista, trazendo uma ambientação com cenário de Londres dos anos 1970, assim como o do filme. 

Outra marca que entrou rapidamente nessa onda, foi a MAC. A marca traz essa pegada descolada, cool e jovem e criou uma linha especial conectada com a famosa vilã: A COLEÇÃO DISNEY CRUELLA POR M·A·C. 

Mac Cruella
Reprodução – The Future of the Force

Tanto as brasileiríssimas Havainas como a  badalada MAC, em sua estratégias, usaram o que chamamos de CO-BRANDING, uma parceria entre duas ou mais marcas diferentes de produtos ou serviços que se unem em uma ação conjunta ou para promover um único produto e serviço.

Esta união de marca é uma grande tendência , pois consegue trazer valor às marcas envolvidas e ampliar ainda mais os mercados.

A Social Ex oferece soluções para que sua empresa conheça o poder da sua marca, conheça nossos serviços.

Sobre Janaína Garcia

Professora da Faculdade SENAC/DF e do Centro Universitário UNIEURO, filiada ao Conselho Regional de Relações Públicas/RS. É mestre em Comunicação pela UCB, especialista em Marketing pela PUCRS, formada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas pela PUCRS. Possui experiência com marketing e pesquisas opinião e mercado de dez anos. Pesquisadora da área de novas mídias e redes sociais.
Esse artigo foi postado em Social Ex. Coloque o link em seu bookmark.