11111 Censo: gasto ou investimento?

Censo: gasto ou investimento?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística realiza a cada 10 anos o Censo Demográfico, com o objetivo de retratar a população nacional com suas especificidades regionais e locais, ou seja, entender onde e como o brasileiro vive. Devido a pandemia o estudo foi adiado de 2020 para 2021. Contudo, o governo federal anunciou que não haverá orçamento para o censo esse ano. 

Obter tais dados é imprescindível para que o investimento em políticas públicas seja reflexo das reais necessidades da população. Sem os dados do censo, a tomada de decisão do gestor público será cada vez mais subjetiva ou política. 

A iniciativa privada também perde muito. Pesquisas de mercado realizadas por meio de dados secundários de fontes oficiais são inviáveis. 

O ministro Marco Aurélio de Mello, do Superior Tribunal Federal (STF) determinou que sejam adotadas as medidas necessárias para a realização do Censo Demográfico. Ainda cabe recurso contra a decisão.

E você, acredita que o censo é um gasto que deve ser cortado do orçamento ou uma despesa essencial para futuros investimentos?

Fale com a SocialEx.
Agende uma conversa e faça a escolha certa!

Sobre Lucyara Ribeiro

Professora da Faculdade SENAC/DF. É também consultora, instrutora e conteudista do SEBRAE/DF. É mestre em Psicologia Social pela UCB, especialista em Marketing pela FGV e bacharel em Ciências Sociais pela UnB. Tem experiência de mais de quinze anos em Pesquisa de Mercado, de Opinião e Política (pesquisas quantitativas e qualitativas) e em Painéis de Varejo. É moderadora de Grupos de Discussão e pesquisadora da área de Comportamento do Consumidor e Representações Sociais.
This entry was posted in Social Ex and tagged , , , , . Bookmark the permalink.